Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 8 de março, o tema em destaque não poderia ser outro: o Dia Internacional das Mulheres. Os parlamentares presentes fizeram menções ao papel feminino na construção e manutenção da sociedade, além de comentarem sobre os direitos da mulheres em Teresópolis. A questão da infraestrutura da cidade também foi destaque na pauta, com assuntos relacionados ao recapeamento das vias e a má conservação de pontes de acesso.
Um momento importante no encontro foi a homenagem póstuma, com um minuto de silêncio, sugerida por Dr. Amorim, à Wanderly Braga, que exerceu mandato por 26 anos na Câmara Municipal de Teresópolis.
No contexto do Dia Internacional da Mulher, o Presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, ressaltou a importância da criação de políticas públicas para promover a dignidade das mulheres no município.
Dia Internacional da Mulher
Durante a fala da liderança, Leonardo Vasconcellos, relembrou lei de sua autoria que oferece benefício de aluguel social a mulheres em situação de vulnerabilidade por violência doméstica. “A Secretaria dos Direitos da Mulher me informou que 28 mulheres fazem uso desse benefício. Fazem 13 meses que essa lei vigora em nossa cidade e temos 28 mulheres que conseguiram sair do julgo do companheiro opressor e que anharam sua emancipação. Isso é muito importante, pois a mulher é a célula-mãe das famílias e, por consequência, da sociedade”, comentou. A legislação é pioneira que tornou-se modelo para outras cidades do Brasil.
A Câmara Municipal tem em sua bancada duas mulheres: Érika Marra e Márcia Valentim, que também reconheceram o importante papel feminino em todas as esferas da sociedade.
“Quero parabenizar a todas as mulheres de Teresópolis e fazer um agradecimento especial aos colegas dessa Casa por todo carinho e respeito conosco. Sabemos que essa não é uma realidade em todos os ambientes de trabalho, onde nem sempre as mulheres são bem-vindas. Aqui, nesse lugar, começa o exemplo!”, declarou Erika. A parlamentar comentou ainda sobre a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara que dá suporte às teresopolitanas em situação de vulnerabilidade.
“Quero parabenizar a cada mulher de nossa cidade nesse dia tão especial. Quando falamos de direitos da mulher, da oportunidade de cumprir um mandato, é porque muitas mulheres lutaram para isso acontecer. Hoje é um dia de celebração das conquistas femininas notáveis que vem fazendo toda a diferença na vida da sociedade. Nosso sonho é ver mulheres serem tratadas com respeito onde forem”, disse Márcia Valentim, que apresentou moção para a criação da Semana da Saúde, Prevenção, Cuidados e Beleza da Mulher.
Paulinho Nogueira, representante do governo na Câmara, lembrando a importância da data, comentou sobre a volta de uma servidora à coordenação da Feirinha de Teresópolis. “Nesse momento, devemos parabenizar a secretaria de Turismo por trazer de volta a Letu Gesualdi para a Coordenação da Feirinha. Ela sempre administrou o espaço com bastante organização e esperamos que ela permaneça nesse cargo”.
“Completamos, esse ano, 90 anos do voto feminino. Uma grande conquista das mulheres. Eu vi em um noticiário que apresentou um dado interessante: países que possuem liderança feminina não enfrentam guerras pois existe o diálogo. Por isso, as mulheres são tão importantes. Não existe isso de ‘atrás de um grande homem, há uma grande mulher’, elas são grandes sem precisarem de ninguém”, comentou Rangel.
“Venho agradecer neste dia em especial à minha esposa, pois em momentos de dificuldade, de construção, ela sempre esteve ao meu lado. Acredito que isso se repita em muitas famílias, as mulheres estãos sempre apoiando, cuidando e fazendo o possível para que as coisas funcionem”, disse Luciano Santos.
“Quero parabenizar o Presidente da Casa pela lei que beneficia 28 mulheres de nosso município. Isso é muito importante para garantir a dignidade das nossas teresopolitanas”, enfatizou Tenente Jaime.
“Parabenizo a todas as mulheres que trabalham comigo e que comandam a estrutura da Câmara de Teresópolis e, em especial à minha mãe, que administra um haras há 42 anos”, ressaltou Dudu do Resgate.
“Quero parabenizar a todas as mulheres de Teresópolis. Elas estão sempre querendo melhorar, sempre se ajudando mutuamente para que todas cresçam. Isso é louvável. Nada é mais belo que uma mulher, afinal, saímos do ventre delas”, disse Dr. Amorim.
“Venho aproveitar minha fala para parabenizar as mulheres do 30º Batalhão de Polícia Militar, além das servidoras públicas de nossa cidade e as mulheres que são profissionais da saúde. Esperamos que as mulheres ocupem cada vez mais espaços na política brasileira”, declarou Maurício Lopes.
Infraestrutura
Outros assuntos também tiveram destaque na Sessão Ordinária como o estado de conservação das vias de acesso dos centros urbanos e interior.
“Esse plenário tem muita força. Nós somos a ponte entre os bairros e o poder público. Portanto, devemos fazer de tudo para que as comunidades sejam beneficiadas com nosso trabalho. Especialmente no que diz respeito à infraestrutura”, explicou Teco Despachante sobre visita e apuração da situação da Rua Maria Quitéria, no bairro Jardim Salaco.
Fidel Faria também comentou sobre essa situação: “É um descaso total nesse lugar, porque daqui a pouco as pessoas vão ficar presas em casa porque não vai ter nem como passar”.
A situação de uma ponte na Rua Sebastião Villas Boas, na localidade de Providência também esteve em debate. “Pelo que temos de entendimento, não é uma obra complexa, mas precisa ser feita, já que é uma via de acesso importante para caminhões de lixo e outros tipos de entrega”, disse Paulinho Nogueira.
Ainda sobre infraestrutura, Rangel lembrou que diversos bairros afetados pela tragédia de 2011 ainda seguem sem melhorias estruturais: “Depois de 2011 parece que o poder público esqueceu aquela região. Seria cômico se não fosse trágico falar de asfaltamento naqueles bairros, porque precisa de muito mais que isso. As casas estão estruturadas em cima de sumidouros que infiltram o solo… então, não é loucura pensar que podem ocorrer novos deslizamentos naquela região, é preciso fazer o manilhamento”. Capina, asfaltamento e estrutura para passagem de transporte público também foram problemas apontados pelo parlamentar.
Sessões Plenárias
As sessões plenárias acontecem toda terça e quinta-feira, às 19h. A população pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.



