O desfecho positivo de um crime de sequestro cometido contra a família do vereador Leleco (Podemos) culminou em uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Teresópolis. Por iniciativa do vereador e com a concordância de todos os colegas, a Câmara concedeu voto de congratulações aos delegados, inspetores, detetives, investigadores e agentes da DAS que atuaram no caso.
A Mesa também encaminhou Projeto que dá nova redação ao item 5º do Artigo 124 do Regimento Interno da Câmara. Outro PL, do vereador Dedê da Barra (MDB), quer obrigar a indicação de grupo sanguíneo e fator RH nos capacetes dos motociclistas. Já Da Ponte (PSDB) quer legislar sobre a utilização de sonorização ambiente e divulgação de produtos no comércio por meio de locução ou mensagens pré-gravadas.
Também foram recebidos cinco Projetos de Lei do vereador Luciano Santos (Republicanos): criação de núcleos de terapia ocupacional dentro das escolas públicas; acrescenta artigos e parágrafos à Lei Municipal 1.412 de 2016 para inclusão da história de Teresópolis na grade das escolas municipais; cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de furtos, roubos, falsificações ou outros tipos ilícitos; regulamenta direito da criança e do adolescente hospitalizado e acamados, com mobilidade reduzida, a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar; e ainda sobre o uso de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas contra atos de violência contra a mulher.
Todos os projetos apresentados foram encaminhados para as Comissões internas.
PRIMEIRA DISCUSSÃO
Previstos no Edital da Sessão do dia, outros projetos de lei passaram pela primeira discussão e votação da Casa. A vereadora Dra. Claudia Lauand (PP) quer instituir a campanha “Coração da Mulher”.
Já o vereador Ronny Carreiro (PHS) quer estabelecer a obrigatoriedade da presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil e fundamental do município.
Tenente Jaime (PTB) quer criar o Selo “Empresa de Estimação em Teresópolis” e vai mudar o nome de uma das ruas da cidade.
O vereador Maurício Lopes (PHS) quer obrigar as agências bancárias a disponibilizar funcionário para atendimento aos consumidores, principalmente idosos e com deficiência.
Dudu do Resgate (PSDC) pretende incluir no calendário oficial de eventos o Dia Municipal do Kung Fu, em 2 de junho.
O presidente da Mesa Diretora, Leonardo Vasconcellos (MDB), legisla sobre a transparência da dívida ativa do município de Teresópolis e também quer proibir em Teresópolis a cobrança de taxa de religação pelos atuais concessionária Cedae e Enel. Outro projeto pretende conceder isenção do pagamento da contribuição de iluminação pública para atividades agropecuárias.
Por fim, Ronny Carreiro quer estabelecer a obrigatoriedade da presença de assistentes sociais em serviços públicos.
HOMENAGENS
Antes da leitura das moções e indicações, aconteceu a homenagem aos policiais da DAS. Tendo a frente à delegada Alice Ferreira da Cunha, os policiais civis foram recebidos na Mesa Diretora onde aconteceu a homenagem. Os policiais premiados foram o delegado Claudio Luiz Góis da Silva, Comissário Cesar Fernandes Borges, Investigador Antônio Floriano dos Santos, Inspetor Gilmar Silva de Azevedo Junior, Inspetor Sérgio Teixeira Barata, Investigador Jorge Alessandro Xavier Pereira, Investigador Wellington Garcia de Oliveira, Investigador Guilherme Nunes Lemos, Inspetor Alexandre de Oliveira Carvalho, inspetor Marcos Vinícius Amorim, investigador Rafael Alves Rodrigues.
Também foi aprovado e assinado por todos os vereadores Voto de Felicitações ao vereador Leonardo Vasconcellos e ao servidor Luiz Cleiver da Silva pela passagem de seus aniversários.
MOÇÕES E INDICAÇÕES
Leonardo Vasconcellos pede a revisão da iluminação pública da Rua Maranhão, no Alto e pede que seja feito estudo de viabilidade para equipar as escolas da rede estadual com pessoal extraclasse.
Tenente Jaime pede troca de lâmpadas queimadas da Rua Juiz Alberto Nader, próximo ao número 900, no Golfe, Barra.
Leleco também aponta problemas na iluminação pública da Rua Venceslau José de Medeiros, próximo empresa de carrocerias, na Prata. Ele ainda solicita à CRT instalação de redutores de velocidade no km 79 da BR 116, na altura do acesso a Quinta Lebrão.
O vereador Da Ponte pede um bicicletário para a Avenida José Araújo Regadas, na Várzea e quer também a construção de uma rotatória na conjunção da Rua Manoel José Lebrão com Rua Wilhelm Cristian Klene, na Ermitage.
Maurício Lopes aponta para a necessidade de recapeamento, manutenção de braços de luz e limpeza geral da Rua Bahia, perto do número 100, no Alto. Ele pede ainda a troca de lâmpadas e manutenção dos braços de iluminação pública na Rua Amândio Caetano Pinto, Tijuca.
Ronny Carreiro pede quebra molas na entrada de cada condomínio do Parque Ermitage e também braços de luz e revisão da rede de iluminação pública na rua de acesso ao condomínio Vale das Hortênsias, perto da RJ 130, na Prata.
Dedê da Barra quer a contratação de mais professores para atender as necessidades da Secretaria de Educação e pede o aumento do número de vagas para consultas e exames através da Secretaria de Saúde para prevenção e detecção do câncer de mama.
Pedro Gil (PP) pede capina, limpeza, roçada, retirada de lixo e entulho, patrulhamento e ensaibramento da Estrada Isaias Vidal, no 3º distrito. Ele quer também obras de alargamento e asfaltamento do ponto final do ônibus de Vieira, 3º distrito.
Dra Claudia Lauand apela por uma obra de reforma do auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca e a revitalização das faixas de pedestres, com a colocação de rampas de acesso para cadeirantes, nas principais vias de Teresópolis.
Dudu do Resgate pede a colocação de fresa na localidade de Santa Rita.
O vereador Rock (PSDB) quer a construção de creches nos espaços físicos das escolas municipais Hermínia Josetti, na Tijuca, e Manoel Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso.
Através de indicação, Dudu do Resgate aponta para necessidade de asfaltamento e operação tapa buraco na rua que dá acesso á escola municipal da localidade de Providência.
Também por Indicação, Tenente Jaime pede recapeamento limpeza e capina da Rua Visconde de Cabo Frio, na altura do número 8, Golfe.
CRÍTICAS AO EXECUTIVO
Nas considerações finais, os vereadores não pouparam críticas ao Governo Municipal.
Ronny Carreiro reclamou que os pedidos encaminhados através de moções e indicações não são atendidos pela Prefeitura.
Esse foi o mesmo tom de Pedro Gil. Ele sugeriu que os vereadores sejam avisados sempre que determinado serviço for realizado.
Maurício Lopes destacou a importância do Outubro Rosa e sugeriu que prédios públicos sejam iluminados coma cor rosa.
Leonardo Vasconcellos criticou a modalidade de pré-matrícula adotada pela Rede Municipal, onde contribuintes são obrigados a ficar de pé, em longas filas, aguardando atendimento. O vereador sugeriu que retorne a pré-matrícula pela internet e que a Prefeitura repense a atual situação.
Clique AQUI para visualizar os trabalhos apresentados nesta sessão.