CÂMARA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS : <p>Secretário de Saúde presta esclarecimentos

Nossa TV HD
redacao@nossatvhd.com.br

Atendendo a convite da Comissão de Saúde da Câmara, presidida pela vereadora Dra. Claudia Lauand, o secretário de Saúde, enfermeiro Antônio Henrique Vasconcellos da Rosa, participou da Sessão Ordinária Virtual de terça-feira (28), e respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre as ações de combate ao novo Coronavírus.  Essa foi a segunda participação do secretário de Saúde no Plenário da Câmara desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença provocada pelo novo Coronavírus COVID-19 como uma pandemia. A primeira foi no dia 17 de março, logo após a Prefeitura de Teresópolis determinar as primeiras medidas restritivas contra a disseminação do vírus.

Na sessão virtual desta última terça-feira, realizada por meio de videoconferência, os vereadores levantaram várias questões sobre dúvidas da população, inquirindo o titular da pasta da Saúde sobre a real situação de Teresópolis. Veja, a seguir, alguns trechos dos esclarecimentos prestados pelo secretário Antônio.

Sobre o NÚMERO DE LEITOS SUS DE UTI

(Unidade de Terapia Intensiva) nos Hospitais de Teresópolis

SECRETÁRIO ANTÔNIO: Nós tínhamos treze leitos (SUS de UTI) no Hospital São José e cinco (leitos SUS de UTI) no Hospital das Clínicas. Nós tínhamos 18 leitos. Esses 18 leitos estão mantidos. Nós continuamos tendo os 18. Fora os 18 leitos, o HCT abriu mais oito leitos (SUS de UTI) e o São José mais oito leitos (SUS de UTI). Fora os 18, nós abrimos mais 16 leitos (para pacientes COVID). Só que aqueles 18 leitos iniciais são para pacientes comuns, que eu não posso misturar com o COVID. É para o hipertenso, o diabético, o cardiopata, que não se pode misturar. Então, para preservar a saúde da população doente por outras doenças, esses 18 leitos estão separados e mantidos. Fora esses, só para o combate ao COVID foram mais 16 leitos (SUS de UTI).

Sobre a COMPRA DE TESTES PARA DETECTAR COVID-19 em servidores da Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil, cemitérios e demais setores da prefeitura que estão na linha de frente e correm risco de contaminação

SECRETÁRIO ANTÔNIO: Ainda não fizemos nenhuma aquisição de testes rápidos pela prefeitura. Não houve compra de teste rápido, até porque o mercado não oferece teste rápido à disposição. Já tentamos várias vezes, com vários fornecedores. Tem um preço que varia de 110 reais cada teste a 190 reais cada teste. É uma coisa de louco, então a prefeitura não fez aquisição desses testes, não. O que nós estamos fazendo… Os funcionários dessa turma, dessa linha de frente, que apresente algum sintoma, nós coletamos o SWAB (cotonete estéril que serve para coleta de exames), nossa equipe do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) coleta o SWAB, e manda para examinar no LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels). Em contrapartida, o Estado está enviando pra gente cerca de 500 testes rápidos, agora, pra gente fazer nos profissionais da linha de frente. Então, o Estado já está enviando esses 500 testes rápidos, e nós vamos fazer para os profissionais de segurança pública, saúde, defesa civil que estão na linha de frente. Mas a aquisição, infelizmente, nós ainda não conseguimos um fornecedor desses testes rápidos.

Sobre a COMPRA DE TESTES PARA DETECTAR COVID-19 NA POPULAÇÃO

SECRETÁRIO ANTÔNIO: Nós estamos tentando fazer a aquisição. Inclusive esse recurso que veio do Ministério da saúde, de quatro milhões cento e setenta e oito mil reais, uma parte dele eu estou destinando a comprar insumos e os testes rápidos. Tão logo que a gente consiga esse fornecedor, a nossa intenção hoje é tentar 25 mil testes rápidos para a população de Teresópolis. Ai a gente consegue testar um número maior. 

Sobre o ATENDIMENTO À CRIANÇA COM SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

SECRETÁRIO ANTÔNIO: Todas são atendidas no (Ginásio) Pedrão (Centro de Atendimento 24 horas contra o Coronavírus). Criança, adulto, idoso, são atendidos no Pedrão.

Sobre EQUIPE DE MÉDICOS PEDIATRAS NO PEDRÃO                                                                                   

SECRETÁRIO ANTÔNIO: Pediatra, não. Todos (médicos) clínicos trabalhando no Pedrão. Caso precise de pediatra, intervenção mais séria na criança, nós temos dois pediatras por dia trabalhando na UPA, que dão esse suporte para as equipes.

Para assistir ao vídeo com a íntegra da participação do secretário de Saúde na sessão virtual da Câmara, acesse o link https://youtu.be/erUKxypLHjo

Compartilhar:

Sobre

Desde 2014 levando entretenimento aos assinantes da Giga+Fibra em toda interior do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

  • All Post
  • Barra Mansa
  • Brasil
  • Carmo
  • Educação
  • Emprego
  • Esporte
  • Guapimirim
  • Magé
  • Notícias
  • Plantão
  • Policial
  • Política
  • Sapucaia
  • Saúde
  • Sessões
  • SJVRP
  • Teresópolis
  • Volta Redonda

© 2023 Criado por Multi Service Comunicação LTDA