Câmara convoca prefeito para esclarecer ações de saúde durante a pandemia da covid-19

Nossa TV HD
redacao@nossatvhd.com.br

A convocação do prefeito Vinícius Claussen para esclarecer dúvidas sobre as ações de combate à pandemia da Covid-19 no município foi destaque na sessão ordinária virtual da Câmara Municipal de Teresópolis, realizada na terça-feira, 4 de agosto.

A iniciativa é do vereador Maurício Lopes (DEM) e foi aprovada pela maioria dos vereadores. Com isso, o chefe do Executivo está convocado a participar da reunião virtual da próxima terça-feira, 11 de agosto. Lopes justificou a convocação pelo desencontro de informações sobre o número de leitos clínicos e de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Há, no entendimento da Casa, distorções entre as informações apresentadas pelos dois principais hospitais da cidade e o que é divulgado pela prefeitura. Outras questões pontuais, como testagem da população e aplicação dos recursos para o combate ao coronavírus também serão abordados.

Quase todos os vereadores presentes à sessão aprovaram o requerimento de convocação. O único contrário foi o Tenente Jaime Medeiros (PSC), que é o líder do governo. Depois da aprovação, o vereador Dedê Reis (Republicanos) chegou a pedir um prazo maior para o comparecimento do prefeito, o que não foi acatado. Reis também alegou desconhecimento sobre o tema, visto que não teria o texto da convocação em mãos. A vereadora Doutora Claudia Lauand (PP) justificou seu posicionamento favorável por entender a necessidade de esclarecimentos sobre a questão dos leitos e também pelo tempo em que pacientes ainda são obrigados a aguardar na Upa por internações nos hospitais de retaguarda. Os vereadores Dudu do Resgate (Solidariedade) e Luciano Santos (Republicanos) destacaram a importância da participação do prefeito. Todos aprovaram que a sabatina será pauta única da sessão dia 11.

PAUTA DA REUNIÃO

Encaminhado para análise das comissões permanentes, projeto de lei do vereador Dudu do Resgate que prevê a permanência de profissional fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva – CTIs adulto, pediátrico e neonatal. Do mesmo vereador, também foi encaminhado PL que autoriza a prefeitura a dispor de profissional fisioterapeuta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e/ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) para assistência ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis predominantemente por meio de terapias manuais.

LIDERANÇAS

Dudu do Resgate aproveitou seu espaço para agradecer à vereadora Doutora Claudia pelo atendimento prestado quando recentemente passou por problema de saúde.

Doutora Claudia noticiou aos colegas a alta hospitalar do vereador Da Ponte (PSDB), acometido pela Covid-19. Ela destacou informação de que o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, assinou decreto onde não serão descontados empréstimos consignados nas folhas de pagamento dos servidores fluminenses até que cesse a pandemia. Ela lembrou que a Câmara tem projeto semelhante para beneficiar funcionários públicos do município. Também destacou que recebeu elogios e reivindicações sobre a UPA, apontando a falta de vagas nos hospitais, o que acaba atrasando o processo de transferência de pacientes que chegam à unidade.

Jaime Medeiros, líder do governo, destacou a inauguração da Trilha Vidocq Casas, no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. O vereador celebrou a criação da atração turística e ainda elogiou trabalho de manutenção em escolas da rede municipal. A Doutora Claudia voltou a ter a palavra e lamentou que a Prefeitura tenha decidido pelo nome da trilha sem passar pelo crivo da Câmara Municipal, ferindo legislação que trata da nomenclatura de logradouros, como é o caso da atração inaugurada. Leonardo Vasconcellos (DC) lembrou que apresentou PL sugerindo que Vidocq Casas fosse homenageado com o nome do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e que, mediante solicitação do Executivo, alegando que o nome da unidade deveria ser mantido, acabou retirando seu projeto. Agora, se viu surpreso com o nome da trilha.

O presidente Leonardo Vasconcellos comentou notícia da coluna do jornalista Wanderley Peres sobre autorização da prefeitura para instalação de um cercado na calçada de uma confeitaria na Avenida Lúcio Meira, próximo à Calçada da Fama. Ele lembrou que existe legislação que impede a construção desse tipo de obstáculo no passeio público em toda a extensão da Reta. Após pesquisar, descobriu que o comércio é de propriedade de parente do vice-prefeito. Ele lembrou que, mediante os decretos da pandemia, lojas, bares e outros pequenos comércios são fechados de forma enérgica, enquanto os políticos no poder agem em causa própria.

Luciano Santos destacou a atuação dos servidores das áreas de Saúde e de Segurança Pública. Lembrou que foi aprovada lei que prevê gratificação para os profissionais que estão nas frentes de combate à pandemia. Dudu do Resgate reforçou as palavras de Luciano e lamentou a morte da técnica de saúde Rafaela, moradora do Meudon e que sofreu um infarto.

Maurício Lopes agradeceu a aprovação da convocação ao prefeito e abriu seu e-mail pessoal para que a população encaminhe perguntas ao chefe do Executivo. O endereço é mauriciolopes.tere@gmail.com. Ele disse ainda que está acompanhando o Diário Oficial e que lamenta as novas nomeações realizadas recentemente pela prefeitura, com cargos DAS3 e DAS4 para as pastas de Ciência e Tecnologia e de Governo e Coordenação. Maurício também lembrou que a bem da informação, aguarda sanção do PL que prevê a publicação de todos os beneficiários ativos do Programa Operação Trabalho – POT.

Compartilhar:

Sobre

Desde 2014 levando entretenimento aos assinantes da Giga+Fibra em toda interior do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

  • All Post
  • Barra Mansa
  • Brasil
  • Carmo
  • Educação
  • Emprego
  • Esporte
  • Guapimirim
  • Magé
  • Notícias
  • Plantão
  • Policial
  • Política
  • Sapucaia
  • Saúde
  • Sessões
  • SJVRP
  • Teresópolis
  • Volta Redonda

© 2023 Criado por Multi Service Comunicação LTDA