Policiais civis da 151ª Delegacia de Polícia (DP) de Nova Friburgo prenderam três menores na última semana, durante uma operação que investigava a circulação de notas falsas na cidade. De acordo com as investigações, os adolescentes adquiriam o material falsificado pela internet e o repassavam como se fossem notas verdadeiras, além de venderem parte do material para terceiros.
A investigação teve início na última semana, após denúncias sobre a circulação de cédulas falsas na região. Por meio de trabalho de inteligência, os agentes conseguiram identificar e localizar os três menores. Durante a abordagem, os adolescentes confessaram que se organizaram para colocar as notas falsas em circulação, com o objetivo de obter lucro. Eles afirmaram que já haviam repassado parte do material e vendido algumas notas para outras pessoas. Com os jovens, os policiais encontraram uma quantidade de notas falsas, que foram apreendidas como prova do crime.
As investigações continuam em andamento para identificar um quarto menor envolvido no esquema, bem como o fornecedor do material falsificado. A 151ª DP pede que possíveis vítimas do grupo, que tenham recebido notas falsas, compareçam à delegacia para registrar ocorrência e auxiliar nas investigações.
O caso está sendo tratado com base no Código Penal Brasileiro, em especial no artigo 289, que tipifica o crime de falsificação de moeda e prevê pena de reclusão de três a doze anos, além de multa. Por se tratar de menores, as medidas aplicadas serão de caráter socioeducativo, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).