Moções apresentadas por vários edis apelam por providências nas avenidas que cortam o centro da cidade
Os vereadores de Teresópolis se reuniram na noite desta terça-feira, dia 5, em mais uma reunião ordinária do Legislativo Municipal. A Mesa Diretora acolheu Projetos de Lei, moções e indicações dos representantes da população.
Um dos primeiros requerimentos aprovados pela Casa foi o Voto de Felicitações encaminhado ao Vereador Leleco (Podemos) pela comemoração de seu aniversário. Passou ainda pelo plenário Requerimento que reitera ao Executivo o Pedido de Informações acerca da Lei Complementar 215/2017, onde a Prefeitura é chamada a enumerar eventuais processos em que tenha sido aplicada a compensação tributária.
O vereador Leleco encaminhou Projeto que visa regulamentar o Projeto Gari Comunitário nos bairros. O texto foi encaminhado para parecer das comissões permanentes.
Outro texto que seguiu para tramitar nas comissões é do vereador Rock (PSDB) que pretende obrigar que motoristas de transporte por aplicativo tenham moradia em Teresópolis.
Também seguiu para as Comissões projeto do vereador Ronny Carreiro (PHS) que obriga os estabelecimentos bancários que utilizam senha de atendimento ao público que disponibilizem aviso sonoro e visual para pessoas com deficiência.
MOÇÕES E INDICAÇÕES
O presidente da Mesa Diretora, Leonardo Vasconcellos (MDB) solicita capina, limpeza e desassoreamento do riacho localizado no ponto final do ônibus na localidade do Brejal.
Seu gabinete pede ainda ao Executivo a viabilidade de ser aplicada em Teresópolis a Lei Estadual 8587/2019, que determina que todas as empresas com mais de cem empregados que possuam em seus quadros 60% ou mais de funcionários do sexo masculino, são obrigados a oferecer anualmente palestras sobre o tema violência doméstica. Outro pedido de Leonardo é que a Prefeitura faça um imediato estudo de tráfego na cidade, com especial atenção nas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré. Leonardo justifica seu pedido apontando o grande número de acidentes registrados na pista de rolamento.
O vereador Pedro Gil (PP) pede ao presidente do Departamento de Estrada de Rodagem – DER/RJ – o estudo da viabilidade para construir um muro de contenção na altura do km 34 da Estrada RJ 130, na altura da localidade de Vieira, no 3º distrito.
Através de Indicação, Pedro Gil aponta para necessidade de obra de limpeza e capina da Rua G. da Ota, em Vieira.
VISITA ÀS ESCOLAS
Dedê da Barra (MDB) apela por reforma das escolas municipais Aclimea Nascimento, em São Pedro; Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon. O mesmo vereador pede a construção de uma cobertura para a quadra de esportes do Centro Educacional Beatriz Silva – CEBES.
Dedê destacou ainda as visitas que realizou às escolas municipais. Ele lamentou os problemas encontrados na Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon. Ele classificou o que viu como “uma bagunça”! Em um aparte, o vereador Leonardo Vasconcellos sugeriu que o prefeito suspenda o ‘prefeito nos bairros’ e crie o ‘prefeito nas escolas’: “Temos 100 unidades escolares abandonadas, sem condições para os profissionais que estão ali para trabalhar e para ensinar, como para as crianças, que não têm condições de aprender. Um tapa na cara do povo, um desrespeito. Deixou de ser escola para ser um depósito de crianças”.
Primeiro secretário da Mesa, vereador Tenente Jaime Medeiros pede a troca de lâmpadas na Rua Tancredo Neves, em toda extensão da antiga servidão 18, na Quinta Lebrão.
O vereador Dudu do Resgate (PSDC) quer uma academia popular na localidade de Pessegueiros e solicita providências emergenciais em relação ao crescente número de acidentes na Avenida Feliciano Sodré. Ele indica também a necessidade de asfaltamento da rua que dá acesso à Colina dos Mirantes, na Fazendinha.
Ronny Carreiro quer a extensão da rede de baixa tensão para colocação de iluminação pública na rua Rincão do Vovô, na altura do número 260, na Posse. Ele pede ainda a criação de rota de ônibus escolar na Rua Rincão do Vovô, na subida de Arrieiro, na Posse. Outra solicitação é por instalação de faixa de pedestres com elevação em toda extensão das avenidas, desde a antiga Casa de Saúde até o soberbo, nas avenidas Lucio Meira, Feliciano Sodré, Alberto torres, Oliveira Botelho e Rotariana.
O vereador Leleco pede a colocação de fresa na Rua Massayoshi Matsumoto, no Imbiú. Por indicação, ele aponta para necessidade de operação tapa buracos, capina e limpeza, por toda a rua Arnaldo Guinle, em Pedreira. Ele indica ainda a realização de operação tapa buracos, capina e limpeza, por toda a rua Arnaldo Guinle, em Pedreira. Pede ainda a construção de um muro para proteger o campo de futebol da Rua Tancredo Neves, na Quinta Lebrão.
Da Ponte (PSDB) apela por revisão da iluminação pública e consequente troca de lâmpadas queimadas na vila 217, situada na Rua Fileuterpe, em São Pedro. Ele sugere a colocação de redutores de velocidade na Avenida Rotariana, nas proximidades do acesso ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A vereadora Doutora Claudia Lauand (PP) encaminhou moção pedindo a presença de agente da Guarda Municipal na Rua São Pedro, nas proximidades dos mercados Guti e Rede Economia, para organizar o trânsito no horário de entrega de material. Ela sugere ainda a instalação de pontos de acesso à internet via wi fi na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea. Outra solicitação é por obras de reforma da rua Júlio Rosa, na Tijuca.
Rock solicitou a revitalização do Mirante do Vale do Paraíso e pede ao Executivo que estude junto aos governos Estadual e Federal a viabilidade de promover adequação e transformação da Escola Estadual Campos Salles em colégio militar.
Luciano Santos (Republicanos) indica a necessidade de colocação de redutores de velocidade ou instalação de radar eletrônico na Av. Feliciano Sodré, nas proximidades do número 261, Várzea. Outra indicação é pela necessidade da redução da altura dos degraus dos ônibus.
Maurício Lopes (PHS) pede que sejam feitos estudos para instalação de dispositivos de controle de velocidade em toda extensão da reta, sejam pardais eletrônicos ou faixas de pedestres elevadas. Outra solicitação é pela criação de uma área de parada emergencial na Rua Coronel Borges, no Vale do Paraíso.