Presidida pelo vereador Leonardo Vasconcellos, a Câmara de Teresópolis realizou nesta quinta-feira (24) cerimônia de denominação da sede do Poder Legislativo Municipal, que a partir de agora passa a se chamar Prédio Prefeito Luiz Barbosa Correa, atendendo ao que dispõe a lei 4.033/2021 de autoria do vereador Fidel Faria, aprovada pelos 19 parlamentares da Legislatura 2021-2024 e sancionada pelo Poder Executivo.
A data para homenagear a memória do ex-prefeito Luiz Barbosa marcou o primeiro ano de sua morte, ocorrida no dia 24 de março de 2021, aos 90 anos, por complicações cardíacas. A solenidade, que reuniu vereadores e servidores da Casa, o prefeito Vinicius CLaussen, secretários municipais e familiares do homenageado – viúva Edna Barbosa, filhos Elizete e Luiz Claudio Raposo Correa e netos Luiz Fernando, Ana Luiza e João Victor, foi também prestigiada por amigos e admiradores de Seu Luiz, reconhecido pela trajetória de dedicação à vida pública.
O jornalista Waldair Queiroz, autor do livro ‘Luiz Barbosa, 80 anos de vida honrada e vitoriosa, lançado em 2013, fez relato emocionado como orador convidado a discorrer sobre a carreira do ex-prefeito. “Uma linda história de vida. Pobreza e muitas dificuldades, que foram vencidas com muito trabalho e as bênçãos de Deus”.
Paulinho Nascimento, que foi vereador, prefeito e deputado, parabenizou a Câmara pela homenagem e contou como Luiz Barbosa iniciou sua carreira política. “Fui a casa dele em Serra do Capim convidar para ser candidato a vereador. Levei comigo o prefeito Waldir Barbosa Moreira. Eu gosto de contar essa história. Fui eu que descobri Luiz Barbosa para a política. Um político absolutamente honesto. Ele dignificou o mandato de prefeito”.
Fidel Faria, autor da lei 4.033 que dá o nome do ex-prefeito Luiz Barbosa ao prédio da Câmara de Vereadores, fez agradecimentos e justificou a homenagem. “Quero agradecer a todos os vereadores por me acompanhar e aprovar a nossa lei. Ao prefeito Vinicius Claussen que sancionou. Ao presidente Leonardo Vasconcellos por esta cerimônia que traz o entendimento sobre a importância de Luiz Barbosa para Teresópolis. Uma pessoa que veio de baixo, que sempre amou a política e, principalmente, gostava do nosso interior. Era uma das prioridades dele lutar pelas pessoas do interior, que acabam ficando mais esquecidas por estarem mais longe. Nada mais justo que deixar seu nome eternizado no prédio da Câmara, sendo para sempre nosso prefeito Luiz Barbosa”.
Prefeito Vinicius Claussen cumprimentou o autor da lei e destacou o exemplo que o ex-prefeito Luiz Barbosa deixou para Teresópolis. “Parabéns ao vereador Fidel Faria pela iniciativa. Todos nós precisamos aprender muito com Seu Luiz. Uma pessoa humilde, trabalhadora, íntegra, um belo exemplo para nossos filhos e nossas famílias”.
Filho mais novo do prefeito Luiz Barbosa, Luiz Claudio Correa, o Claudinho do Posto, falou em nome da família. “Hoje o momento é de gratidão e muita honra por esta linda homenagem ao meu pai, um homem honesto, humilde, que trabalhou a vida toda, dentro e fora da política, fazendo o bem. Um homem que não teve a oportunidade de pisar em uma sala de aula, mas que chegou aonde chegou. Quero agradecer a todos da Câmara, ao Fidel Faria, nosso presidente Leonardo e prefeito Vinicius Claussen por esse momento. Vou relatar uma passagem com meu pai, que me marcou pra sempre: descemos a escada da Prefeitura, no último dia do mandato dele. Fomos para casa e eu brinquei: E agora, Barbosa, como vai ser nossa vida? Ele respondeu: ‘Agora, é trabalhar como se tivesse 18 anos e com a cabeça erguida, porque nem a caneta que assinei o livro na saída da prefeitura eu trouxe para casa, porque não era minha’. Isso me marcou demais. Só tenho gratidão a todos os envolvidos nessa homenagem”.
O presidente da Câmara foi o último a falar. Em seu discurso, Leonardo Vasconcellos exaltou obras e qualidades do ex-prefeito. “Um homem de bem, um homem de paz, que respeitava as pessoas. Um homem de vigor e de trabalho. Foi Luiz Barbosa quem fez a grande obra de asfaltamento da Avenida Oliveira Botelho, no Alto. Através da amizade com o então governador Chagas Freitas, todo o interior foi eletrificado, e também os locais mais altos das comunidades. Seu Luiz calçou mais de 200 ruas em Teresópolis. Se nós temos a maior escola do interior em Água Quente, a Alcino Francisco, quem fez foi Luiz Barbosa. No 3º Distrito, ele construiu a Escola Mariana Leite Guimarães, cujo terreno é tão grande que hoje abriga a clínica da família em Bonsucesso. Luiz deixou para nós o ensinamento de que o poder público é uma obra eternamente inacabada, mas nós, nessa eternidade, devemos estar unidos em alinhavar o futuro das nossas crianças, para que tenham comida, educação, salubridade e respeito. Um homem só morre de verdade quando é esquecido. Por tudo o que fez e representa Luiz Barbosa para sempre será lembrado”.
Ao final da cerimônia, o presidente Leonardo Vasconcellos convidou familiares e autoridades para o ato de descerramento de placas dando o nome de Prefeito Luiz Barbosa ao prédio da Câmara de Teresópolis, oficializando a homenagem do Poder Legislativo.
SOBRE O HOMENAGEADO – Teresopolitano de Serra do Capim, 2º Distrito do município, Luiz Barbosa Correa nasceu em 18 de maio de 1930. O homem simples e do interior iniciou sua trajetória na vida pública em 1970, quando eleito vereador. Reeleito, presidiu a Câmara Municipal no biênio 1975-1976. Vice-prefeito na gestão Pedro Jahara, assumiu a prefeitura entre 1882 e 1983. Elegeu-se deputado estadual em 1986, ocupando cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro de 1º de fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 1991. Em 1992, venceu a eleição para prefeito de Teresópolis, exercendo mandato de quatro anos, de 1993 a 1996. Faleceu em 24 de marco de 2021, aos 90 anos.


















