Câmara pede a criação de Vale-Cultura para professores

Nossa TV HD
redacao@nossatvhd.com.br

Após o recesso de Carnaval, foi realizada nesta quinta-feira, 03 de março, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal. Entre os temas em destaque estão a indicação da instituição pelo Executivo do Vale-Cultura para professores pelo Presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos; informações sobre o benefício do aluguel social; contratação de novos médicos para atendimento em unidades básicas de saúde, transporte escolar e recapeamento de vias na cidade e interior. 

A concessão do Vale-Cultura para professores da rede municipal de ensino é um complemento à lei de 2017, de autoria do Presidente Leonardo Vasconcellos que garante desconto de 50% para acesso de professores da rede municipal de Teresópolis em atividades culturais. 

Agregado ao salário do professor, o benefício ampliará as condições de acesso do corpo docente da Educação Municipal a produtos e serviços culturais, impactando diretamente no exercício de suas atividades laborais na formação dos nossos estudantes: “”Eu, quando secretário, sempre incentivei a difusão de ações de formação para os nossos professores. Existe verba do FUNDEB sobrando, então, indico que todo mês os professores tenham um valor importante para gastar na aquisição de livros, ir a espetáculos, participar de seminários e investir na sua formação intelectual, que é o maior patrimônio do professor. Isso vai de encontro com uma lei de minha autoria de 2017, que dá 50% de desconto para o acesso de qualquer atividade cultural na cidade”, disse Leonardo Vasconcellos, durante fala reservada à liderança da Casa Legislativa.

Desenvolvimento Social

O vereador Amós Laurindo solicitou informações ao poder Executivo sobre o benefício do aluguel social quanto à quantidade de beneficiados, valores desses benefícios e outros dados.

Saúde no Interior

Diego Barbosa direcionou sua fala à necessidade de atendimento pediátrico nas unidades de saúde do interior: “Atualmente a comunidade está sem pediatra, então, a Secretaria de Saúde precisa alinhar isso com o prefeito e olhar para esse assunto, pois o atendimento primário nas unidades básicas é fundamental”.

Dr. Amorim também comentou sobre o tema: “É muito difícil conseguir médicos para os postos de saúde porque a prefeitura exige muitas horas de trabalho e quer pagar um salário irrisório. O profissional não consegue se atualizar, não consegue trabalhar em outros lugares. Por isso, sugiro turnos de 4h para cada profissional com um salário razoável”. Hoje a jornada é de 40h semanais para os profissionais da saúde.

Fabinho Filé completou: “Realmente é muito difícil conseguir médicos para o interior justamente por conta dessa carga horária de 40h. Além disso, a distância dessas localidades é mais um empecilho para que os profissionais cheguem à população de regiões mais afastadas”.

Ainda na Saúde, Marcia Valentim solicitou a criação de estrutura para um mamógrafo móvel. “É de grande importância para as mulheres da cidade uma iniciativa assim, porque existe uma grande demanda na realização desses exames. Sempre falamos de prevenção e nada mais justo que o município oferecer esse serviço às mulheres”, comentou.

Transporte público em debate

O tema do transporte público também foi colocado em discussão na Sessão Ordinária. Dudu do Resgate falou sobre a necessidade de meios de transportes seguros para as crianças do interior do município. “Acho que a Viação Dedo de Deus está agindo com uma falta de respeito com nossa população, os ônibus lotados em plena pandemia e os alunos trafegando de forma perigosa”.

Infraestrutura

Os vereadores comentaram ainda sobre a questão do recapeamento em diversas vias do município. 

Rangel comentou sobre ações de cidadãos teresopolitanos em colocar mudas de árvores em buracos nas vias de acesso para chamar a atenção do Executivo Municipal para a necessidade urgente de recapeamento. “Queria dizer que alguma coisa na prefeitura está funcionando. Hoje não teve nenhuma moção de troca de lâmpada. É bom entender como conseguimos chegar a esse ponto de eficiência, para a gente poder aplicar na questão dos buracos em nossa cidade, que agora é outro problema crônico. Nenhum dos pedidos de recapeamento feitos por essa Casa foi atendido desde o ano passado. A única coisa que está adiantando é a plantação de bananeira, pé de tangerina…”, disse.

“Lembrando que isso não é culpa do secretário, porque foi anunciado que o município ganhou 100km de asfalto. Se colocar 50 na cidade e 50 no interior, atende muitos pontos. O que falta é saber licitar para esse trabalho ser feito corretamente”, desabafou.

Não deixe de acompanhar as Sessões Plenárias toda terça e quinta-feira, às 19h. A população pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.

Compartilhar:

Sobre

Desde 2014 levando entretenimento aos assinantes da Giga+Fibra em toda interior do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

  • All Post
  • Barra Mansa
  • Brasil
  • Carmo
  • Educação
  • Emprego
  • Esporte
  • Guapimirim
  • Magé
  • Notícias
  • Plantão
  • Policial
  • Política
  • Sapucaia
  • Saúde
  • Sessões
  • SJVRP
  • Teresópolis
  • Volta Redonda

© 2023 Criado por Multi Service Comunicação LTDA