Votada e aprovada reestruturação administrativa na Câmara
Comandada pelo presidente Leonardo Vasconcellos (DC), os vereadores Tenente Jaime Medeiros (PSC), Dudu do Resgate (Solidariedade), Leleco (Solidariedade), Da Ponte (PSDB), Pedro Gil (Patriota), Dra. Claudia Lauand (PP), Mauricio Lopes (DEM), Rock (DC), Luciano Santos (Republicanos) e Dedê Reis (Republicanos) se reuniram em Sessão Ordinária na terça-feira, 24 de novembro. Ausente o vereador Ronny Carreiro (Pros).
Através de Mensagem Nº 032/2020, o prefeito Vinicius Claussen encaminhou, para apreciação e aprovação dos vereadores, projeto de lei que tem por objetivo alterar a Lei Municipal nº 3847/2019 referente ao orçamento municipal de 2020. O PL seguiu para análise e parecer das comissões.
Os vereadores apresentaram e aprovaram diversas demandas, já encaminhadas ao governo para que as secretarias municipais envolvidas tomem ciência e as devidas providências. Dra. Claudia Lauand pede que seja avaliada a possibilidade de suspensão temporária de algumas cirurgias eletivas não urgentes, objetivando a abertura de novas vagas de UTI SUS para tratamento de pacientes da Covid-19, visto o aumento do número de casos no município, conforme os últimos boletins da prefeitura que mostram ocupação quase total dos leitos disponíveis. Dedê Reis alerta para a necessidade de limpeza do rio no final da Rua Aimorés, no Vale da Revolta, por conta do assoreamento e acúmulo de lixo. Tenente Jaime Medeiros solicita melhorias na iluminação pública e capina na Rua Fileuterpe, bairro de São Pedro, trecho até o Colégio Estadual Presidente Bernardes. Leonardo Vasconcellos aponta a urgência na realização de serviços de limpeza e capina, asfaltamento, reparo e melhoria na iluminação pública na Estrada Abelardo da Cunha, no Jardim Serrano. Luciano Santos pede iluminação pública na Estrada Adelino Dias, na localidade do Cruzeiro até Santa Rita. Mauricio Lopes quer que a prefeitura instale braços de luz e iluminação pública regular na Estrada do Calado, nas proximidades do Sítio Goraci, em Vieira. Da Ponte reivindica limpeza e capina, reparo na rede de iluminação pública e recuperação do pavimento na Rua Américo Berlim, bairro dos Féos. Pedro Gil requer que a prefeitura volte a promover o projeto Ação Total, sugerindo que a população de Bonsucesso seja atendida com serviços médico e dentário, além de limpeza, capina e recuperação de ruas e estradas. Leleco aponta a necessidade de serviços de capina, limpeza, operação tapa-buracos e reparo na iluminação pública na Rua Capixaba, no bairro Granja Primor. Rock cita o péssimo estado da Estrada das Torres de TV, na Vila Muqui, e indica a necessidade de obra de asfaltamento. Dudu do Resgate pede revisão na iluminação pública e troca de lâmpadas queimadas em todas as localidades do 2º Distrito.
EXTRAORDINÁRIA – Na sessão de terça-feira (24), em convocação extraordinária, e de acordo com parecer favorável das comissões, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade Projeto de Lei Complementar de autoria da Mesa Diretora que dispõe sobre a reestruturação administrativa dos cargos comissionados visando atender à nova composição da Casa para o próximo mandato. Nesta legislatura (2017-2020), que termina em 31 de dezembro, a Câmara é composta por doze vereadores. A próxima legislatura (2021-2024), com o acréscimo de sete cadeiras, passará a contar com dezenove parlamentares. Os eleitos no pleito de 15 de novembro assumem seus mandatos em 1º de janeiro. Mesmo com o aumento no número de vereadores, a reestruturação administrativa na Câmara irá gerar economia de quase meio milhão de reais ao ano.
Nova composição da Câmara Municipal de Teresópolis com 19 vereadores
VEREADORES REELEITOS: Dudu do Resgate (Solidariedade), Leonardo Vasconcellos (DC), Luciano Santos (Republicanos) e Mauricio Lopes (DEM).
VEREADORES ELEITOS: Fabinho Filé (PODE), Paulinho Nogueira (PSC), Erika Marra (PSD), Diego Barbosa (Cidadania), José Carlos da Estufa (PSC), Rangel (PP), Dr. Raimundo Amorim (Patriota), Amós Laurindo (DEM), Fidel Faria (PV), Teco Despachante (Cidadania), Bruninho Almeida (PSDB), João Miguel (PSDB), Ademir Enfermeiro (PMB), Gustavo Simas (PSL) e Elias Maia (PMB).