Em sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira, 16 de julho, os vereadores de Teresópolis voltaram a encaminhar pedidos de informação à Prefeitura. Os questionamentos passam pela compra e a realização de testes para detecção da Covid-19, folha de pagamento dos servidores e sobre pagamento de auxílio especial aos dependentes de servidores da linha de frente vitimados pela pandemia. Também foram aprovados novos projetos de lei e ainda dois votos de congratulações, à vereadora Doutora Claudia (PP) pelo dia do seu aniversário, e ao Jornal O Diário de Teresópolis por seus 32 anos de atividades.
Três projetos de lei previstos no edital da reunião foram lidos e aprovados em primeira discussão. O vereador Luciano Santos (Republicanos) propõe lei que implanta o curso de formação de profissionais para a área da construção civil. Outro PL de sua autoria vai regulamentar a preferência de assentos em áreas destinadas à alimentação em shoppings e centros comerciais para idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes. Já Maurício Lopes (DEM) quer que se torne obrigatório o cumprimento do princípio da publicidade nos atos de contratações e demissões dos beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho.
Nos requerimentos, o vereador Dudu do Resgate (Solidariedade) pede que seja obrigatória a realização de teste de detecção da Covid-19 nas amostras de sangue de doadores. Outro projeto do mesmo vereador quer a manutenção obrigatória de profissional – ou estagiário – das áreas de enfermagem, técnico ou bacharel, nas unidades da rede pública, creches e escolas com educação infantil. Rock (DC) também quer saber detalhes sobre a aquisição de testes rápidos para detecção da Covid-19. Pedro Gil (Patriotas) reiterou pedido de informação sobre notícia de que o prefeito Vinícius Claussen encontrou folhas salariais dos servidores atrasadas quando assumiu a administração do município, em julho de 2018. Gil era prefeito interino na época e diz ter transmitido o cargo com o pagamento dos funcionários em dia. A resposta do governo ao primeiro requerimento não esclareceu o que a Câmara quer saber, motivo do novo pedido. O presidente da Mesa, vereador Leonardo Vasconcellos (DC) teve aprovado pedido de informação sobre de projeto de lei de sua autoria que destina pensão a familiares de servidores vitimados pelo Coronavírus, lembrando a importância do auxílio para a filha de seis anos da técnica de enfermagem Monique Magalhães, voluntária da Saúde que morreu em 18 de maio.
Os vereadores assinaram Voto de Felicitações à Doutora Cláudia pelo dia do seu aniversário. Todos dirigiram palavras de reconhecimento pela atuação legislativa e principalmente pela característica humanizada de seu trabalho como médica. Também foi aprovado Voto de Congratulações ao jornal O Diário de Teresópolis pelos 32 anos de fundação. A homenagem foi chancelada pelos parlamentares, que destacaram a importante atuação do órgão de imprensa.
Para agilizar os trabalhados, os vereadores consentiram a votação em bloco das moções e indicações encaminhadas à Mesa. O vereador Leonardo Vasconcellos solicitou leitura de Moção encaminhada ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, para inclusão de Teresópolis na agenda do Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos do Sesc RJ que vem ajudando pessoas em vulnerabilidade social afetadas pela pandemia.
Nas falas das lideranças, Maurício Lopes sugeriu ações efetivas para fiscalizar e cobrar a utilização dos dez respiradores cedidos pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Luciano Santos informou que três desses aparelhos já estariam sendo utilizados pelo Hospital São José. Dedê Reis (Republicanos) contou que taxistas de Teresópolis tiveram de ir ao Rio de Janeiro para receber cestas básicas e garantir a alimentação de dependentes. Jaime Medeiros (PSC) destacou a atuação de profissionais de saúde que dirigem instituições como Hospital das Clínicas, Hospital São José, Beneficência Portuguesa e UPA. Rock lamentou a situação das famílias que dependem do Cartão Alimentação da prefeitura, benefício que teve apenas uma carga de R$ 80. Dudu do Resgate teceu elogios ao colega Pedro Gil em sua passagem como prefeito interino.