Os vereadores de Teresópolis se reuniram em sessão ordinária nesta terça-feira, 7 de julho.
A reunião teve como destaque a aprovação de moção do presidente da Mesa Diretora, vereador Leonardo Vasconcellos (DC), encaminhando apelo ao governador Wilson Witzel para conclusão das obras e aparelhamento da Clínica de Saúde da Família na localidade de Bonsucesso, interior do município.
Durante a sessão foram apresentados pareceres das comissões, houve entrega de voto de congratulações e a apresentação de moções e indicações ao Executivo.
No início foram apresentados os pareceres das comissões da Casa aprovando Projetos de Lei dos parlamentares, como o de autoria do vereador Da Ponte (PSDB) que sugere a isenção temporária de taxa cobrada aos expositores da Feirarte e ainda uma nova regulamentação para o sistema de cobrança de estacionamento rotativo na região da feira.
Aprovado também PL do vereador Luciano Santos (Republicanos) para instalação de sinalização adaptada para deficientes visuais em eventos públicos. O mesmo vereador teve parecer positivo pelo incentivo de políticas de atenção à pessoas portadoras de necessidades especiais.
A vereadora Doutora Claudia Lauand (PP) também viu ser aprovado Projeto que prevê a aplicação de testes sorológicos em servidores públicos e prestadores de serviços para detecção da Covid-19.
A sessão foi marcada também por homenagem prestada ao vice-presidente da Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina, Breno Souza Freitas. A iniciativa foi do vereador Luciano Santos, contando com aprovação unânime da Casa. Segundo o autor, trata-se de “um grande parceiro de Teresópolis”. O presidente Leonardo Vasconcellos destacou o apoio recebido do homenageado durante sua passagem como titular da Secretaria Municipal de Educação. “Breno Freitas sempre pronto a atender as demandas da população”, elogiou.
Houve ainda a aprovação de requerimentos com pedidos de informações. Destaque para Pedro Gil (PP) que pede documentação comprovando que, ao assumir o Executivo Municipal, o prefeito Vinícius Claussen teria encontrado folhas salariais em aberto. “Vi nas redes sociais que o prefeito teria declarado isso. Ora, quando ele me sucedeu na prefeitura, todos os salários estavam em dia. Quero esclarecer isso”, justificou.
Durante a apresentação e discussão das proposições, destaque para Moção de Apelo do vereador Leonardo Vasconcellos ao Governador Wilson Witzel pedindo a conclusão das obras da Clínica da Família de Bonsucesso, no Terceiro Distrito.
A Unidade de saúde começou a ser construída em julho de 2015 através de parceria da Prefeitura, cedente do terreno, com o Governo do Estado, responsável pela construção do espaço que fica em terreno atrás do Destacamento do Corpo de Bombeiros da localidade.
O prédio foi projetado para abrigar consultórios médicos e odontológicos, salas de recepção e atendimento, imunização, procedimentos e curativos, ultrassonografia, reuniões e farmácia. Assim que for inaugurada, a unidade de saúde terá capacidade para realizar dez mil atendimentos por mês.
Apesar de seguir os prazos planejados, a obra foi paralisada perto de sua conclusão. Desde então a unidade está inacabada. O prédio apresenta sinais de desgaste provocado pelo flagrante abandono.
Leonardo justificou seu apelo apontando a importância dos cuidados com a saúde da população do interior e lembrou que, na época, como secretário de Educação, teve participação direta na cessão do terreno para a construção da unidade de saúde.
A iniciativa do presidente ganhou comentários positivos dos vereadores Pedro Gil e Maurício Lopes.
